Gordura no fígado – A esteatose hepática é o acúmulo de gordura nas células do fígado, sendo o problema de fígado mais comum na atualidade por conta do aumento da obesidade. O diabetes tipo 2 e a disfunção metabólica também estão entre as causas. O diagnóstico do problema é feito por ecografia. A prevalência é semelhante entre homens e mulheres, podendo atingir 30% da população. A esteatose não apresenta sintomas. Além de tratar as causas, é preciso mudar o estilo de vida com hábitos saudáveis de alimentação e atividade física. Pode ser necessário o uso de medicações. A gordura no fígado, se não tratada, em alguns casos, pode levar à cirrose e até o câncer.
Veja os mitos e verdades sobre a Cirrose Hepática:
Apenas alcoólatras tem Cirrose
Mito. Hoje em dia, a maioria das pessoas com cirrose não são os alcoólatras, e sim os portadores de hepatite C.
O fígado é capaz de se regenerar
Verdade. Porém, se o órgão for agredido durante muito tempo, o processo de reparação cria também um tecido cicatricial em vez de tecido com células hepáticas capazes de executar suas funções.
Não precisa parar de beber se já tem cirrose
Mito. O fígado tem grande capacidade de regeneração e não consumir álcool ajudará a melhorar a inflamação.
Quer 6 dicas para prevenir o câncer de fígado?
1 O fumo é o maior fator de risco para este tipo de tumor .
2 Evitar o contágio pelos vírus das hepatites B e C
3 Manter o peso adequado, evitando doenças metabólicas, como a esteatose (acúmulo de gordura no fígado) e diabetes
4 Evitar o consumo de álcool
5 Nunca usar esteroides anabolizantes
6 Não fumar e evitar o tabagismo passivo ao conviver com fumantes
Conheça o papel do fígado e do pâncreas na nossa digestão:
O aparelho digestivo é um sistema muito complexo do nosso organismo. Além de todos os órgãos que já comentamos aqui, existem ainda as chamadas glândulas acessórias. Elas são responsáveis por liberar secreções que participam do processo de digestão. Vamos saber mais?
– Glândulas salivares: produzem a saliva, substância rica em água, como enzimas e glicoproteínas que ajudam a lubrificar o bolo alimentar.
– Pâncreas: Sua porção exócrina é responsável pela produção do suco pancreático com enzimas que atuam na digestão, além de bicarbonato, que neutraliza a acidez do quimo. A porção endócrina produz os hormônios insulina e glucagon.
– Fígado: segundo maior órgão do corpo humano. Atua em diversas funções no organismo. Na digestão, é garante a produção da bile, substância armazenada na vesícula biliar e lançada no duodeno. A bile atua na emulsificação de gorduras, funcionando como uma espécie de detergente, facilitando a ação das enzimas responsáveis pela quebra de gordura.
