A Unidade de Urologia visa atender homens e mulheres com doenças do aparelho urinário.
Destaca-se a importância da avaliação preventiva, para diagnóstico precoce do Câncer de próstata, uma das patologias mais freqüentes na urologia.
A ressecção endoscópica da próstata é realizada para retirar fragmentos da próstata através da uretra, principalmente, em casos de obstrução. O paciente com Hiperplasia Benigna da Próstata, que é crescimento da glândula pelo envelhecimento, apresenta problemas miccionais como: jato urinário fraco, dificuldade para começar urinar, aumento da frequência urinária à noite, presença de sangue na urina e dor. O tratamento inicial é medicamentoso, porém se o crescimento continuar acelerado, é preciso fazer a ressecção endoscópica da próstata.
Prostatectomia radical é a cirurgia indicada para tratar o câncer de próstata. Pode ser feita por via abdominal retropúbica (aberta – tradicional) ou com auxílio de um robô. O procedimento visa retirar por completo a próstata, vesículas seminais e parte do ducto deferente. Indicada para pacientes com tumor localizado na próstata e sem metástase. As duas formas de cirurgia oferecem resultados semelhante de tratamento do câncer, incontinência urinária pós-operatória e impotência sexual. A decisão entre qual escolher será pela preferência tanto do cirurgião como do paciente.
O cirurgia tem sido cada vez mais escolhida pelos casais para evitar a gravidez. Ela é feita com anestesia local e interrompe o ducto deferente, que leva os espermatozoides dos testículos para a uretra. O paciente continua a ejacular, mas sem espermatozoides. A vasectomia pode ser feita em qualquer homem com mais de 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos ou nos casos onde a gravidez do cônjuge poderá gerar risco de vida.