fone 51 3028 1020 | 51 3028 1828
51 3325 3060 | 51 3012 8866
51 996 175 061
e-mail iad@iadrs.com.br
iaD - Instituto do Aparelho Digestivo
Curtir Curtir página inicialVoltar à home  
Av. Cristóvão Colombo, 3060
CEP 90560 002 - Porto Alegre - RS
Estacionamento Conveniado
Estacionamento Conveniado
localização
   
Manometria de Alta Resoluo IAD
IAD Manometria de Alta Resolução IAD

O Instituto do Aparelho Digestivo do RS é a primeira instituição privada do Estado do RS a contar com o novo equipamento de Manometria de Alta Resolução. O aparelho da empresa Medtronic é o que de mais especializado existe no diagnóstico de doenças do esôfago.

A manometria de alta resolução representa uma evolução em relação à manometria convencional, ampliando o número de canais de mensuração da motilidade e com a possibilidade de produzir, por meio de canais gráficos, vetores coloridos que facilitam a leitura do exame e trazem informações mais precisas para o entendimento das patologias do esôfago. Segundo Dr. Richard Gurski, Diretor do Laboratório de Motilidade do IAD (MOTILAB), são claros os benefícios da nova tecnologia. Os resultados do exame nos conduzem a um patamar superior no diagnóstico das enfermidades motoras do esôfago, acrescenta Dr. Gurski.

Poucos hospitais e clínicas no Brasil, entre particulares e públicos, dispõem desse equipamento. O exame de manometria esofágica, seja convencional ou de alta resolução, é o registro da pressão das contrações da musculatura do esôfago e dos esfíncteres esofágicos, sendo indicado em casos de dor torácica de origem não cardíaca, tosse crônica, sintomas de refluxo gastroesofágico, regurgitação alimentar, disfagia ou odinofagia (dificuldade ou dor para engolir, respectivamente), vômitos ou náuseas de repetição.

Os exames são feitos mais rapidamente, trazem menos desconforto e são bastante mais precisos.

O Instituto do Aparelho Digestivo do RS é a primeira instituição pública ou privada do Estado do RS a contar com o novo equipamento de Phmetria sem cateter por telemetria. A monitoração da Phmetria pelo sistema Bravo® é um teste para identificação de RGE ácido através de inserção de uma cápsula por endoscopia, a qual é fixada na mucosa do esôfago, sem necessidade de permanência de um cateter transnasal. A informação é recolhida ao longo de vários dias (até 96 hs), o que permite ao médico avaliar os sintomas de refluxo, e correlacionar esses sintomas com a presença objetiva de ácido no esôfago, determinando a frequência e duração deste refluxo ácido. O teste é utilizado para confirmar se os sintomas do paciente são causados realmente pela doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Segundo o Diretor do Laboratório de Motilidade Digestiva do IAD, Dr. Richard Gurski, o principal objetivo do exame é trazer mais conforto ao paciente, por não necessitar do uso de cateter e principalmente aumentar a chance do diagnóstico por poder medir o refluxo ácido por até 4 dias consecutivos.

O monitoramento do pH pelo sistema de telemetria Bravo é a forma mais confortável para o paciente de medir a presença de ácido no esôfago, devido ao seu design sem cateter. Com o uso da cápsula, os dados da pHmetria esofágica podem ser transmitidos sem fios para um pequeno gravador levado na cintura.

Outra vantagem deste sistema é que permite aos pacientes manter suas atividades regulares, com hábitos alimentares usuais, sem o incômodo de ter que se alimentar com uma sonda passando no seu esôfago por 24 hs. O design da cápsula permite que os pacientes possam tomar banho bem como dormir, sem interromper o teste. Além disso, a manutenção das actividades regulares e uma dieta normal durante o teste também tem o potencial de fornecer uma imagem mais precisa da exposição ao ácido, em comparação com os dados recolhidos usando sistemas baseados em cateter onde as atividades normais podem ser limitadas por este uso.

voltar ao topo voltar ao topo