fone 51 3028 1020 | 51 3028 1828
51 3325 3060 | 51 3012 8866
51 996 175 061
e-mail iad@iadrs.com.br
iaD - Instituto do Aparelho Digestivo
Curtir Curtir página inicialVoltar à home  
Av. Cristóvão Colombo, 3060
CEP 90560 002 - Porto Alegre - RS
Estacionamento Conveniado
Estacionamento Conveniado
localização
   
Gastroenterologia IAD
IAD Unidade de Gastroenterologia IAD

 

Gastrites e Úlceras em Estômago e Duodeno

Gastrite significa inflamação do revestimento interno do estômago. A gastrite é uma entidade muito frequente, não causa sintomas, com exceção dos casos em que é acompanhada de úlceras ou outras lesões. O termo gastrite é muito usado, erroneamente, para designar o sintoma de azia (queimor ao longo do esôfago).

Úlcera no estômago ou duodeno é uma ferida, ocasionada pela presença de ácido clorídrico e outras substancias em dosagens anormais, presença da bactéria Helicobacter pylori ou ingestão de certos medicamentos, como aspirina, antiinflamatórios (diclofenaco e similares). Úlceras causam dores no abdome, enjôos, vomitos, dificuldades na digestão dos alimentos, podendo evoluir para complicações como hemorragias e perfurações.

Endoscopia com biópsias é o melhor exame para diagnóstico de gastrites e úlceras, permitindo estabelecer causas, gravidade, complicações. Biópsias do estômago durante endoscopia é uma medida rotineira, sendo mandatória nos casos de úlceras ou lesões suspeitas de câncer.

Tratamento de úlceras, na maioria dos casos, é realizada com uso de medicamentos que reduzem o ácido do estômago. Na presença de bactéria Helicobacter pylori o tratamento consta na administração durante 7-14 dias de 3 a 4 medicamentos simultâneos.

Helicobacter pylori é uma bactéria que se aloja no estômago e que adquirimos através de alimentos contaminados, contato como beijos, uso de utensílios comuns. Está presente em maior frequencia nas populações com higiene inadequada, falta de saneamento básico. Sua infecção está relacionada a doenças no estômago e duodeno e pode ser diagnosticada através do estudo de biópsias do estômago obtidas na endoscopia.

 

Tratamentos da Unidade

voltar ao topo voltar ao topo